Fato interessante entre pilotos e mecânicos de aviões.
Pra quem trabalhou em manutenção e se deparou com algumas "panes
fantasmas" (aqui tbém acontecem), existe um
formulário que se chama "parte II", onde os pilotos declinam a "pane" e do
lado, a Manut. diz o q foi feito.
Após cada vôo, os pilotos da empresa australiana Qantas preenchem um
formulário, que descreve aos mecânicos os
problemas com a aeronave.
Os mecânicos corrigem o problema e documentam os reparos no mesmo
formulário, que é então conferido pelos
pilotos antes do próximo vôo. O problema é que os pilotos acham que a
equipe de terra não tem senso de humor.
(Eu acho que a equipe de terra é quem tem muito senso de humor).
Seguem reclamações reais submetidas pelos pilotos (marcadas com um P) e
as soluções anotadas pela equipe de
manutenção (marcadas com S).
A Qantas é a única das grandes empresas aéreas que jamais teve um acidente.
P: Pneu interior esquerdo do trem principal está quase precisando ser
trocado esquerdo do trem principal.
S: Quase trocamos o pneu interior
P: Alguma coisa está solta no cockpit.
S: Alguma coisa foi apertada no cockpit.
P: Evidência de vazamento no trem de pouso direito
S: Evidência removida.
P: Volume do DME inacreditavelmente alto
S: Volume do DME ajustado para volume mais acreditável.
P: Travas de fricção fazem alavanca de aceleração ficar dura.
S: Travas de fricção são para isso.
P: IFF inoperante no modo OFF.
S: IFF sempre inoperante no modo OFF.
P: Suspeito que há uma trinca no pára-brisa.
S: Suspeito que você está correto.
P: Turbina número 3 está faltando.
S: Turbina número 3 achada sob a asa direita após breve procura.
P: Aeronave se comporta de forma engraçada.
S: Aeronave avisada: tome jeito, vôe direito e aja com seriedade.
P: Radar está murmurando.
S: Radar reprogramado com letras de músicas
P: Rato no cockpit.
S: Gato instalado.
P: Ruído vindo de baixo do painel de controle. Soa como um anão martelando
alguma coisa.
S: Martelo do anão foi confiscado.